Segundo as estatísticas, quase 27% das pessoas têm dificuldade em dormir e 73% das pessoas enfrentam este problema de forma ocasional. Mas as causas do sono ruim nem sempre estão relacionadas a problemas de saúde. Alguns hábitos noturnos que parecem bastante normais para nós podem realmente ter um impacto negativo em nosso sono e até causar insônia.
Fumar
Assim como a cafeína, a nicotina tem um efeito estimulante no nosso corpo. Aumenta o batimento cardíaco e a pressão sanguínea e estimula a atividade cerebral. Todos esses processos não contribuem para o sono saudável. Mesmo se você dormir, a qualidade do seu sono não será satisfatória: os fumantes são mais propensos a sofrer de insônia do que as pessoas que não fumam. Se você não quiser parar de fumar, tente não fumar 1,5 horas a 2 horas antes de ir para a cama. Ajudará você a dormir mais rápido e seu sono será mais saudável.
Exercício
Geralmente, o exercício tem um bom efeito sobre o nosso sono, uma vez que pode nos ajudar a dormir mais rápido e alivia o estresse. Mas só funciona se você terminar o seu treino 3-4 horas (ou até 6 horas) antes de ir para a cama. E se você acabou de voltar do ginásio e vai direto para a cama, seu corpo desperto não o deixa dormir - especialmente se você tomar um banho quente que desperte o sistema nervoso.
Água
Uma pequena quantidade de líquido antes de dormir é bom para o seu corpo. Mas se você beber muita água, provavelmente acordará à noite e terá bolsas sob os olhos de manhã. Isso não significa que você tenha que parar de beber água à noite: basta experimentar e descobrir a quantidade adequada de líquido que não causará tais problemas. Os médicos dizem que, em geral, um copo e meio de água é considerado a norma para a maioria das pessoas.
Cochilo
Um cochilo, bem como o exercício, pode ter um efeito positivo no seu sono se você escolher o momento certo. Para dormir bem à noite, você pode cochilar entre 13h e 16h. E se você cochilar à noite, você estraga sua rotina diária, o que significa que será difícil dormir à noite. No entanto, até mesmo um cochilo durante o dia pode estragar o seu sono noturno. Para aproveitar ao máximo a soneca, durma à mesma hora todos os dias e cochile por não mais que uma hora e meia. A propósito, as pessoas que sofrem de insônia são recomendadas a abster-se de tirar cochilos.
Estar envolvido em atividades criativas
Arte é muitas vezes considerada uma boa maneira de descansar, mas isso não é inteiramente verdade quando se trata do tipo de descanso que você precisa antes de ir dormir. Se você desenha, escreve ou toca um instrumento, seu cérebro estará muito ativo. É por isso que, se você ficar acordado até tarde, provavelmente ficará acordado até a manhã seguinte.
Atividades criativas exigem muito esforço. Para se acalmar, o cérebro precisa de algum tempo. É por isso que é melhor evitar uma grande atividade cerebral uma hora antes de ir para a cama: você pode ler um livro ou meditar.
Usar dispositivos eletrônicos
É recomendável desligar o laptop e o telefone, pois esses dispositivos emitem luz ruim para o seu sono. Também é melhor evitar usar um telefone para ler um livro antes de dormir. Em vez disso, escolha um livro impresso ou um dispositivo eletrônico especial que seja menos nocivo aos olhos e durma.
Você também deve parar de trabalhar à noite, caso contrário, há uma grande chance de você passar algumas horas deitado na cama e pensar em todas as tarefas. Em vez disso, limpe sua mente, crie um plano para o amanhã e anote-o.
Você também deve parar de trabalhar à noite, caso contrário, há uma grande chance de você passar algumas horas deitado na cama e pensar em todas as tarefas. Em vez disso, limpe sua mente, crie um plano para o amanhã e anote-o.
Tomar comprimidos
Se você tem medo de não dormir, e toma remédios para dormir. É melhor tomar outros medicamentos na primeira parte do dia. Alguns antidepressivos têm o efeito de pílulas para dormir e alguns apenas tornam nosso sistema nervoso mais alerta. A propósito, analgésicos também não contribuem para um sono saudável.
Se você tiver que tomar certas pílulas, pergunte a um médico sobre a melhor hora para toma-los. Você também deve se familiarizar com todos os efeitos colaterais, uma vez que a maioria deles causa distúrbios do sono.
Nervosismo
As emoções tempestuosas não contribuem para o sono adequado. Se você gosta de assistir as notícias ou discutir com alguém na internet antes de ir para a cama, não se surpreenda se não conseguir dormir. Coisas ainda mais inócuas podem causar problemas de sono: por exemplo, um livro assustador ou triste. As emoções positivas não são boas nesse caso, já que você pode ficar muito excitado depois de um importante jogo de futebol ou de uma conversa interessante com um amigo para ir para a cama.
Você precisa ter certeza de que sua mente está calma e relaxada antes de ir dormir. Tente lidar com tudo o que causa emoções fortes pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
Tomar um banho quente
Muitas pessoas pensam que um banho quente contribui para um bom sono. Mas os médicos provaram que é realmente uma diferença de temperatura que nos ajuda a dormir: quanto maior essa diferença, mais queremos dormir. É por isso que se você é muito enérgico, tome um banho frio ou morno.
A alta temperatura da água causa problemas de sono e afeta nosso tom de pele porque estimula o fluxo sanguíneo para as camadas superiores da pele. Se você tomar um banho quente por mais de 10 minutos, então você vai lavar a camada de gordura natural e sua pele ficará mais vulnerável.
Dormindo com animais de estimação
Muitos donos de animais gostam de dormir com seus animais e isso não é uma coisa boa. Primeiro, os padrões de sono dos animais diferem de como os humanos dormem. O sono dos animais de estimação é mais curto e eles mudam de posição com mais frequência do que as pessoas que podem fazer você acordar durante a noite.
Em segundo lugar, partículas de pele e pele podem ter um efeito negativo na sua saúde e sono, mesmo se você não for alérgico a animais.
via: brightside.me