Ecce Mono não é a única restauração de obras artísticas que merece a atenção da internet. Desta vez, uma tentativa bem sucedida de restaurar uma pintura antiga cativou o público.
Phillip Mold, apresentador da Fake ou Fortune da BBC , recentemente compartilhou um clipe em sua conta no Twitter de verniz de tinta amarelada sendo removido de uma pintura a partir de 1618. Esta camada protetora de óleo foi aplicada na obra de arte há cerca de 200 anos para preservá-la de qualquer dano, mas, simultaneamente, escondeu as verdadeiras cores do retrato.
"Começamos a restaurar a pintura ontem depois de testes extensivos sobre o verniz sobre uma superfície de óleo no painel de carvalho", disse o Ministério à Telegraph. "Uma mistura de gel e solvente foi criada, especificamente apenas para remover o verniz e não para danificar a tinta subjacente". O melhor é que funcionou, foi essa "transformação" que revelou a idade da pintura e da mulher nele.
Cerca de duzentos anos atrás (1618), alguém cobriu um retrato de óleo de uma senhora desconhecida com uma espessa camada de verniz
Foi recentemente que as verdadeiras cores da obra de arte foram desenterradas
"Começamos a restaurar a pintura após testes extensivos do verniz sobre uma superfície de óleo no painel de carvalho"
"Uma mistura de gel e solvente foi criada, especificamente apenas para remover o verniz e não para danificar a pintura subjacente"
A maioria dos detalhes da "Mulher em vermelho" estão perdidos, e tudo o que sabemos é que ela tinha 36 anos no momento
via: boredpanda